O que é o ClaimReview?
Um sistema de identificação para a checagem de fatos
O ClaimReview é um sistema que pode ser utilizado por meios de comunicação para identificar as checagens que foram publicadas de forma a permitir que as ferramentas de busca, os aplicativos e as plataformas de mídias sociais os encontre com facilidade e possa destacá-lo. O ClaimReview identifica os elementos-chave das checagens e os oferece para plataformas como Google, Bing e Facebook. Ele também pode ser utilizado em aplicativos associados ao universo do fact-checking, como os que o Duke Reporters' Lab vem desenvolvendo.
O ClaimReview também resume uma checagem. Destaca o conteúdo analisado, informa o nome da pessoa que o compartilhou e a conclusão dos checadores sobre o grau de veracidade daquela informação.
Quem criou o ClaimReview?
O sistema surgiu a partir de uma sugestão do jornalista Glenn Kessler, responsável pela equipe do The Washington Post Fact Checker, e foi desenvolvido ao longo dos últimos anos por meio de um processo aberto e colaborativo que envolveu o Duke Reporters' Lab, a comunidade internacional de fact-checkers, o Google, o Bing e o Jigsaw. Hoje em dia, dezenas de checadores de todo o mundo já utilizam o ClaimReview diariamente. Entre eles, estão muitos dos signatários do Código de Ética da International Fact-Checking Network (IFCN).
Como se aplica o ClaimReview?
Qualquer editor pode aplicar o ClaimReview nas checagens que publica. A maneira mais fácil de fazê-lo é usando a Ferramenta de Marcação de Checagens (Fact Check Markup Tool, em inglês), que consiste num formulário que alerta instantaneamente as ferramentas de buscas e as demais plataformas envolvidas no projeto sobre as novas checagens publicadas. Esta ferramenta envia os dados essenciais da checagem para o site DataCommons.org, e este, por sua vez, os disponibiliza para todos os envolvidos no processo. Para começar a usar a Ferramenta de Marcação de Checagens, os editores devem primeiro solicitar uma autorização através do Google Search Console. Leia instruções detalhadas sobre isso aqui.
Mas também existem outras maneiras de aplicar o ClaimReview:
O ClaimReview também pode ser utilizado por meio de ferramentas fornecidas pelo time do Duke Reporters' Lab para organizações de fact-checking que sejam parceiras do FactStream (Por favor entre em contato com Erica Ryan para obter mais informações).
Usuários de WordPress podem usar o plugin de código aberto que foi desenvolvido pela equipe do Full Fact. Esse plugin adiciona um formulário do ClaimReview ao WordPress da organização e é de fácil utilização. Com ele, à medida em que o checador escreve o artigo, o formulário vai sendo preenchido. Assim, quando o texto é publicado, automaticamente o Claim Review também já está pronto e é publicado conjuntamente.
Para implementar este plugin, o administrador ou desenvolvedor do site deve consultar a página de plugins do WordPress. Toda a documentação necessária para usá-lo está disponível aqui.
O ClaimReview também pode ser adicionado diretamente à página do artigo usando o CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) do seu site. Mais detalhes para implementá-lo dessa maneira podem ser encontrados aqui.
Se sua organização tiver necessidades adicionais, o Google também disponibilizou uma API, a Fact Check Tools.
O importante é que, com o ClaimReview, os editores podem usar a Ferramenta de Marcação de Checagens para visualizar e modificar todas as entradas do sistema a qualquer momento, incluindo aquelas criadas pelo CMS ou pelo FactStream.